Competição ocorre nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho; conheça as arenas do torneio com instalações fotovoltaicas.
A energia solar abastecerá sete dos 14 estádios da Copa América 2024, competição de futebol masculino organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A 48ª edição do torneio entre seleções mais antigo do mundo ocorre nos Estados Unidos entre 20 de junho e 14 de julho e contará com a participação de 16 países, incluindo o Brasil.
13 cidades distribuídas em 10 estados dos EUA receberão jogos do campeonato e metade das arenas contam com algum tipo de instalação fotovoltaica. Conheça os campos da Copa América 2024 que fazem uso de energia renovável:
Mercedes-Benz Stadium
Cidade: Atlanta
Capacidade: 71 mil
Inaugurado em 2017, é a casa do Atlanta United e do Atlanta Falcons. Será palco de dois jogos da competição, incluindo a abertura do torneio. O estádio é equipado com 4 mil placas solares, com capacidade de produzir 1,6 MWh de energia por ano.
Arrowhead Stadium
Cidade: Kansas City
Capacidade: 76,4 mil
Inaugurado em 1972, o estádio recebe jogos de futebol americano do Kansas Chiefs. Um jogo da fase de grupos da Copa América será realizado na arena. O complexo do qual o campo faz parte conta com 308 painéis solares. A geração é suficiente para abastecer oito casas e impedir a emissão de 66 toneladas de carbono por ano.
Q2 Stadium
Cidade: Austin
Capacidade: 20,7 mil
Inaugurado em 2021, é a casa do Austin FC. O campo será palco da disputa de dois jogos da fase de grupos do torneio. O estádio conta com 134 placas solares, formando um sistema de 50 kW que produz 81,4 mil horas de energia renovável por ano.
MetLife Stadium
Cidade: East Rutherford
Capacidade: 82,5 mil
Casa do New York Giants e New York Jets, foi inaugurado em 2010. Receberá três jogos da competição, incluindo uma semifinal. O estádio conta com um sistema fotovoltaico de 1,350 painéis solares que produzem 350 kW. Essa geração abastece a iluminação, placares eletrônicos e outras aplicações elétricas do estádio.
NRG Stadium
Cidade: Houston
Capacidade: 72 mil
Inaugurado em 2002, o estádio é a casa do Houston Texans e receberá três jogos da fase de grupos da Copa América. A arena conta com quase 600 placas solares que produzem cerca de 181 kW de energia renovável. O complexo esportivo ainda oferece terminais de recarga de carros elétricos equipados com painéis de energia solar.
Bank of America Stadium
Cidade: Charlotte
Capacidade: 74,5 mil
Inaugurado em 1996, é a casa do Carolina Panthers e do Charlotte FC. O estádio receberá duas partidas da competição: uma semifinal e a disputa do 3º lugar. O campo tem mais de 5,8 mil placas solares que produzem 1,6 MW de energia e evitam a emissão de 610 toneladas de carbono por ano.
Levi’s Stadium
Cidade: Santa Clara
Capacidade: 68,5 mil
Inaugurado em 2014, é a casa do San Francisco 49ers. Será palco de dois jogos da Copa América, incluindo a partida do Brasil contra a Colômbia, em 2 de julho. O estádio conta com mais de 1.150 painéis solares que produzem 375 kW de energia, o bastante para abastecer 600 residências por uma hora.
Fonte: Portal Solar